A constelação é uma filosofia de vida

A Constelação Sistêmica é, inicialmente, uma experiência fenomenológica.
O verbo constelar aqui significa movimentar, reordenar, experimentar posicionamentos, experimentar novos significados para os temas da vida em geral.

Constelar é quase um processo arqueológico, pois vamos “escavando” os significados das diversas experiências que vivenciamos, os conteúdos psíquicos que estão sendo trazidos à consciência e, também, a nossa história transgeracional para que façamos melhores escolhas dali para frente.

Enquanto seres humanos experimentamos uma capacidade não local, ou seja, fora do espaço e do tempo, de perceber as informações que se encontram nos campos morfogenéticos nos quais estamos inseridos.
E com isso podemos auxiliar no processo de tomada de consciência da pessoa que busca o trabalho.

É claro que o(a) profissional precisa ser competente e habilidoso(a) para trabalhar com a subjetividade das pessoas que se movimentarão no processo. Por isso, além de seguir com seriedade uma base fenomenológica, ela ou ele precisam responder por um conhecimento muito profundo sobre psique humana.

A fenomenologia experienciada no movimento sistêmico tem característica empática e intuitiva. Portanto é a mesma que experimentamos nos eventos grupais de quaisquer espécies.

Quem nunca chegou bem a uma festa e depois de uns minutos começa a experimentar uma certa irritação, medo, mal estar físico por exemplo? E qual é, na grande maioria das vezes, o nosso primeiro pensamento? “Nossa, está muito carregado aqui; esse ambiente está pesado”.
Intuitivamente percebemos “algo” que também sabemos não ser nosso e conseguimos falar a respeito.

É sobre esse movimento intuitivo-empático que se tratam as Constelações Sistêmicas e é dessa forma que podemos utilizá-las para auxiliar no autoconhecimento profundo!

"O verdadeiro processo de autoconhecimento é interno. Precisamos descobrir quem somos de fato, nos olharmos no espelho da alma e encararmos a imagem real."

Receba Novidades

Você foi cadastrad@. Obrigada! Ops! Something went wrong, please try again.