O Controle como Obstáculo à Realização: Aprendendo a Abraçar o Fluxo Natural da Vida

O desejo de controle

Com certeza você já deve ter percebido que muitas vezes nós queremos que as coisas se encaixem perfeitamente ao nossos desejos e expectativas. Mas, alguma vez você pensou que esse desejo de controle ele pode ser, na verdade, um obstáculo à nossa verdadeira realização?

Então, nesse texto eu vou explorar a ideia de que querer que tudo se ajuste ao que desejamos pode ser um equívoco, na verdade. Até porque, se nós não fizermos um mergulho profundo de autoconhecimento e avaliarmos conscientemente a qualidade dos nossos desejos, eles poderão ser grandes enganações capazes de nos levar para uma autodestruição.

Eu vou falar um pouco também sobre abraçar o fluxo natural da vida e como isso pode nos conduzir a uma existência mais plena e verdadeira.

A armadilha do controle

Você sabe que desde muito cedo nós somos incentivados(as) a sonhar, a planejar e a conquistar. Mas, ao longo do caminho, muitos de nós caímos na armadilha de tentar forçar a realidade a se moldar às nossas expectativas. Esse impulso de controle está profundamente enraizado no ego.

Agora, o ego, apesar de ser um elemento psíquico estruturador e fundamental para o diálogo entre o universo inconsciente e o universo consciente, ele tenta proteger a si mesmo quando tenta impor ordem sobre o caos entre o nosso mundo interno e o mundo externo.

E essa atuação do ego tende a nos distanciar da nossa psique mais profunda e nos desconecta de nós mesmas(os).

O ego e a frustração

O ego, ele deseja controlar pra garantir a própria segurança, a própria felicidade, mas esse movimento, quase sempre, resulta em frustração. Essa busca por se impor ao mundo é, muitas vezes, uma luta contra a própria natureza das coisas.

A aceitação do fluxo da vida

Mas a vida, ela é sobre ela mesma, né? Ela é dinâmica, é mutável. A vida é uma dança entre as forças conscientes e inconscientes, dentro e fora de nós. E o verdadeiro equilíbrio está na aceitação do fluxo da vida.

Aceitar aqui não é ficar passivo(a) diante dos temas com os quais temos que lidar, porque temos responsabilidade individual e coletiva com eles. Aceitação aqui é experimentar uma ação mais fluida, mas intuitiva também, para que as coisas se revelem como realmente são, ao invés de ficar insistindo o tempo todo para que elas se adequem ao nosso desejo.

Assim, ao invés de buscar controlar tudo o tempo todo, podemos apenas observar e encontrar significado nos eventos, mesmo que eles não sigam os nossos planos.

A importância de ‘deixar ir’

Sabe, muitas vezes é fundamental ‘deixar ir’. Na visão sistêmica, se continuarmos a forçar as pessoas e as situações a se ajustarem aos nossos desejos podemos acabar por interferir na ordem natural das coisas e corremos o risco de bloquear o fluxo de amor e harmonia nos sistemas familiares e sociais.

Precisamos entender que os nossos desejos são subjetividades nossas e não devemos impor essas subjetividades a ninguém, como se fossem verdades absolutas e coletivas.

A dualidade ação e não ação

O desafio, então, é aprender a viver a dualidade ação e não ação porque dessa forma temos mais chance de experimentar a vida de forma mais harmoniosa. Sempre haverá momento para essas duas polaridades: ação e entrega.

Então, ouse parar para refletir sobre o que aconteceria se a gente deixasse de tentar forçar o mundo a se moldar aos nossos desejos? Como seria abraçar o mistério e permitir que a vida nos surpreenda também?
Talvez, soltando as rédeas nós possamos finalmente experienciar uma paz que a busca pelo controle jamais poderá oferecer.

Encontrar a paz

A chave está em permitir que o inconsciente se manifeste e nos mostre o que não está sendo visto para podermos aumentarmos a probabilidade de encontrarmos um significado mais profundo na nossa jornada. E a nossa jornada, a vida que nos pertence, vai muito além do que o ego pode planejar ou imaginar.

Mas é preciso ousar muito para transgredir a força que os desejos possuem muitas vezes de nos cegar diante da verdade.

Faz sentido pra você? Entre em contato e agende o seu atendimento. WhatsApp ou Formulário de Contato.

Acompanhe mais conteúdos pelo meu Menu de Links

"O verdadeiro processo de autoconhecimento é interno. Precisamos descobrir quem somos de fato, nos olharmos no espelho da alma e encararmos a imagem real."

Onde me encontrar

Rua São Paulo. 1053, Sala 01, Bairro Brasil

Uberlândia – MG

contato@paulabaccelli.com

Receba Novidades

Você foi cadastrad@. Obrigada! Ops! Something went wrong, please try again.