Esse é o fenômeno experienciado nas constelações

Muitas vezes, a constelação finaliza sem que uma compreensão racional aconteça, mas a técnica vivenciada faz com que a gente experimente uma certeza intuitiva de que o trabalho se encerrou ali com aquelas sensações e intuições que foram possíveis de serem percebidas, por isso chamo de um trabalho fenomenológico. Existe um fenômeno que experimentamos e nem sempre conseguimos explicar racionalmente, porque vai além da nossa capacidade racional; além dos conteúdos verificados materialmente.

A constelação é uma técnica fenomenológica, que experienciamos indiscutivelmente, mas da qual não temos um consenso ainda do ponto de vista empírico científico. É um fenômeno empático porque podemos perceber as informações presentes no campo do outro e vivenciá-las por algum momento em nós. É claro que a subjetividade de cada um está presente, por isso a semelhança dos conteúdos para os envolvidos. E cabe à expertise e ao conhecimento psíquico do facilitador fazer as reflexões pertinentes ao tema trazido pelo cliente para que esse possa ter seu processo de autoconhecimento ampliado.

Não quer dizer que a pessoa será curada de uma doença orgânica, por exemplo, num movimento de constelação. Ou que a constelação, nas colocações do facilitador, trará respostas lineares para soluções buscadas pelo cliente.

Há que se ter muito cuidado com essas afirmações equivocadas. O que se pode afirmar, porque é demonstrável e experienciável, é que um movimento de constelação bem conduzido é mais uma possibilidade de ampliação da percepção do indivíduo sobre si mesmo. O sujeito certamente terá muito trabalho a ser feito com os conteúdos levantados. Por isso os acompanhamentos psicoterapêuticos são sempre muito importantes e pertinentes.

As possibilidades de causa e de solução são levantadas ali. Um lugar interno mais confortável para o que está acontecendo na vida da pessoa é sentido ali. Um insight poderoso acontece ali. A pessoa experimenta um centro, um lugar mais saudável para olhar para situações e temas complexos e muitas vezes dolorosos em sua existência.

Esse é o fenômeno experienciado nas constelações.

Faz sentido pra você?

"O verdadeiro processo de autoconhecimento é interno. Precisamos descobrir quem somos de fato, nos olharmos no espelho da alma e encararmos a imagem real."

Receba Novidades

Você foi cadastrad@. Obrigada! Ops! Something went wrong, please try again.