O processo do autoconhecimento profundo é essencial

Vou falar de uma coisa que eu falo sempre quando faço uma live: o processo do autoconhecimento profundo é essencial. Se não sabemos quem somos, não sabemos quem o outro é. E por “outro” eu quero dizer qualquer tema que não se trate de nós mesm@s, não apenas pessoas. Como disse Hanuman o deus macaco, a Rama o imperador: quando eu não sei quem eu sou eu te sirvo. Quando eu sei quem eu sou, eu e você somos um! 

Quando não sabemos quem somos vivemos relacionamentos com tudo e tod@s de dominação e submissão; ora dominamos, ora nos submetemos. E não experienciamos integralidade.

Imaginem uma relação de muita submissão. Dentro da visão de mundo quântica seria um exemplo de hierarquia muito simples. É quando alguém sente a necessidade de dominar o outro, e para isso, o outro terá que se submeter. Numa relação dessas, é impossível para aquele que se submete ter as suas necessidades satisfeitas. Nem mesmo aquelas fomes que só ele pode saciar. Porque a pessoa não tem tempo e nem autorização para isso. El@ estará sempre servindo o outro. Isso é um exemplo de desequilíbrio gigantesco nas relações. E infelizmente, algo muito comum nos relacionamentos de modo geral: íntimos, familiares, sociais e de trabalho. 

Os grupos de trabalho, por exemplo, têm tentado se reinventar com tipos de liderança, construção de time, cultura e missões que acolham uma experiência relacional de hierarquia entrelaçada, onde direitos e deveres, entre tod@s os envolvidos tenham igualdade. Afinal, passamos a maior parte do tempo da nossa vida adulta num ambiente de trabalho. Se essa experiência não for satisfatória para o crescimento de tod@s e equilibrada na dinâmica de dar e receber ficará muito difícil mantermos a saúde geral, pessoal e coletiva. Mas precisamos começar a curar as relações a partir da relação que temos conosco mesm@s e com os vários eus internos que dialogam em nós! 

Que sejamos mais generos@s, empátic@s, atent@s, cuidados@s, honest@s, verdadeir@s e just@s, para que possamos expandir o nível de qualidade nas relações, pois relacionar-se é fundamental para nossa sobrevivência!

Faz sentido pra você?

"O verdadeiro processo de autoconhecimento é interno. Precisamos descobrir quem somos de fato, nos olharmos no espelho da alma e encararmos a imagem real."

Receba Novidades

Você foi cadastrad@. Obrigada! Ops! Something went wrong, please try again.