Significado da figura do Dragão

Uma das figuras que amo para me acompanhar no consultório é o Dragão. Esse foi presente de dois queridos: @raffermiranda e @rafaelngalindo

Tenho muitos sonhos com dragões, desde a adolescência. E depois de muitos anos, após descobrir que sou adotada, reli minhas anotações e compreendi a sincronicidade drakoniana que estava me guiando desde sempre para essa verdade fundamental.
Simbólica fusão da serpente e do pássaro é considerado um dos monstros mais poderosos que remonta à antiguidade e, portanto, uma representação complexa e universal, visto que aparece em mitos e lendas de todo o mundo e carrega o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza. Figura enigmática, o dragão está também associado com as profundezas do mar, com os topos das montanhas, e com as nuvens.
Criatura sombria (ctônica), que como imagem do inconsciente movimenta-se para dentro e para fora da escuridão da psique, mostrando apenas partes de si, evanescente. Ele contém em sua cabeça o segredo da regeneração. É o olho metafórico do inconsciente e um dos emblemas mais antigos da alquimia. Por ser uma versão do Uroborus, a serpente que se auto-fertiliza e se auto-devora, manifesta a tendência do inconsciente para sua auto-renovação substancial. Por ter sua cabeça na eternidade, o dragão guarda o tesouro do Self.

E você, já sonhou com dragões? Conte para nós sua experiência!

Referência bibliográfica: O Livro dos Símbolos – Editora Taschen

"O verdadeiro processo de autoconhecimento é interno. Precisamos descobrir quem somos de fato, nos olharmos no espelho da alma e encararmos a imagem real."

Receba Novidades

Você foi cadastrad@. Obrigada! Ops! Something went wrong, please try again.